quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Robô submarino consegue girar sobre seu eixo sem sair do lugar

Os robôs submarinos ocupam o segundo lugar entre os robôs mais utilizados pelo homem, sendo superados apenas pelos robôs industriais. Até hoje, porém, eles tinham uma limitação bastante grande: como os tubarões, eles somente podem ser operados movimentando-se continuamente para a frente.
Essa limitação se mostra bastante séria nos robôs utilizados em pesquisas científicas, limitando sua capacidade de manobra e observação e aumentando muito a duração das missões de coleta pelas constantes necessidades de ir e vir apenas para mudar ligeiramente de posição.
Agora, pesquisadores do MIT estão construindo o primeiro robô submarino que consegue virar como se fosse um helicóptero, sobre o seu próprio eixo, sem precisar sair do lugar.
Batizado de Odyssey IV, o novo robô submarino será utilizado por empresas de petróleo, arqueólogos e em missões científicas de coleta de amostras no fundo do mar.
Os mecanismos que permitem que o Odyssey IV gire sobre seu próprio eixo também permitem que ele pare em qualquer profundidade e corrija sua posição constantemente em reação à movimentação da correntes marinhas e a obstáculos encontrados em seu caminho.
"As pessoas querem ser capazes de trabalhar no oceano e parar e flutuar para fazer uma tarefa específica. Até agora, você podia apenas passar sobre uma área, tirar uma foto, então passar de novo e tirar outra foto. Agora, nós podemos parar sobre uma cena de interesse, ficar lá e fazer medições. Nós seremos capazes de observar as regiões submarinas com muito mais detalhe," diz o pesquisador Chryssostomos Chryssostomidis.

Nenhum comentário: